Ataques de phishing focam menos bancos e mais sistemas de pagamento online

O uso de instituições conhecidas para golpes na Internet foi menor em 2014 – ataques identificados de phishing que usaram bancos foram 16,3%, ou pouco mais da metade dos casos de ataques com foco em dados financeiros (29% dos ataques em geral). A impressão é de que estão ficando mais comuns tentativas de phishing sobre sistemas de pagamento online.
É o que afirma um levantamento da Kaspersky Lab, batizado ‘Ameaças Cibernéticas Financeiras de 2014’. Segundo a Kaspersky – que comercializa softwares de segurança e antivírus – “para executar ataques bem-sucedidos, os cibercriminosos têm mudado o foco dos ataques de empresas financeiras para sistemas de pagamento e sites de compras online”.
O levantamento coloca os sistemas de pagamento logo atrás dos bancos e, entre eles, a preferência foi por tentativas de roubar dados de usuários de cartões Visa (31% das detecções), PayPal (30%) e American Express (24,6%). Já nomes de sites de compras online conhecidos foram utilizados em 7,3% dos ataques (6,5% em 2013).
O levantamento mostra ainda que:
-Nomes de bancos conhecidos foram usados por cibercriminosos em 16,3% dos ataques; em 2013, o nível de phishing bancário foi de 22,2%;
Na categoria ‘sistemas de pagamento’, os cibercriminosos têm focado principalmente em roubar dados de usuários de cartões Visa (31,02% das detecções), PayPal (30,03%) e American Express (24,6%). Ao mesmo tempo, em 2014 detecções phishing em páginas que mencionavam PayPal cairam 14,09% em comparação a 2013;
Nomes de sites de compras online conhecidos foram utilizados em 7,3% dos ataques (6,5% em 2013);
Em 5,1% dos casos, as tecnologias de proteção da Kaspersky Lab detectaram páginas de phishing que mencionavam sistemas de pagamento, 2,4% a mais do que em 2013;e
A proporção de phishing financeiro detectado em sistemas Mac aumentou cerca de 9,6% em relação ao ano anterior, o que representa 48,5% de todos os casos em que o componente anti-phishing de produtos de segurança Kaspersky Lab para Mac OS X foi ativado.
A Amazon segue liderando a preferência dos hackers,com 31,7% dos ataques nesta categoria usam phishing de páginas que mencionam Amazon. No entanto, foram 29,41% menos menções do que no ano anterior.
“O aumento de phishing financeiro nos anos anteriores fez com que as marcas que eram utilizadas como isca tomassem medidas para acabar com o problema. Isto levou a redução dos níveis de phishing que usavam as maiores marcas. No entanto, os criminosos começaram a atacar novos “mercados”. Por exemplo, em 2014, vimos um grande número de golpes de phishing com base em sites de venda de passagens aéreas, um alvo que não costumava ser muito afetado”, diz Nadezhda Demidova, Analista de Conteúdo de Web da Kaspersky Lab.

Fonte: Convergência Digital (http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=39197&sid=18)

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