Google lança primeira versão beta do Android para revisão de rastreamento de anúncios

O Privacy Sandbox no Android é uma coleção de ferramentas que visa estabelecer um novo padrão para a coleta de informações de usuários por anunciantes e sites, sem comprometer a privacidade dos usuários. Atualmente, os dispositivos Android possuem um “ID de publicidade do Android” exclusivo e reconfigurável pelo usuário, utilizado para rastrear o comportamento do usuário e criar um perfil de publicidade personalizado, que pode ser compartilhado com desenvolvedores de aplicativos. O Privacy Sandbox busca substituir esse ID de publicidade por APIs de preservação de privacidade, que segundo o Google, limitarão o compartilhamento de dados do usuário com terceiros, removerão identificadores entre aplicativos e ainda permitirão a personalização de anúncios.

Embora o Privacy Sandbox do Google tenha como objetivo melhorar a privacidade dos usuários na publicidade on-line, ele também gerou algumas discussões e críticas. Algumas das principais questões discutidas são:

  1. Monopólio de dados: O Privacy Sandbox pode dar ao Google ainda mais controle sobre os dados de navegação dos usuários, aumentando ainda mais o seu monopólio sobre o mercado de publicidade on-line.
  2. Falta de transparência: O Privacy Sandbox, agora em versão beta, não divulga muitos detalhes sobre sua mecânica, e há falta de transparência sobre como as tecnologias funcionam e como os dados são coletados, processados e utilizados.
  3. Problemas de privacidade: Embora o Privacy Sandbox tenha como objetivo proteger a privacidade dos usuários, ainda há riscos de identificação de usuários individuais com base em seus padrões de navegação e outros dados coletados.
  4. Impacto em pequenas empresas: O Privacy Sandbox pode ter um impacto maior em pequenas empresas de publicidade on-line, que podem não ter os recursos para se adaptar a essas novas tecnologias.

O Privacy Sandbox no Android possui algumas semelhanças com o Privacy Sandbox do Google para o projeto da Web, que visa começar a eliminar os cookies de terceiros no Chrome até 2024. “A versão beta do Privacy Sandbox fornece novas APIs que são projetadas com privacidade no núcleo e não usam identificadores que podem rastrear sua atividade em aplicativos e sites”, disse Anthony Chavez, vice-presidente de Privacy Sandbox do Google. “Os aplicativos que optarem por participar da versão beta podem usar essas APIs para mostrar anúncios relevantes e medir sua eficácia.”, afirma[i] Chavez.

Usuários selecionados para participar da versão beta do Privacy Sandbox no Android agora podem gerenciar quais de seus interesses podem ser utilizados para segmentação de anúncios acessando a seção “Sandbox de Privacidade” nas configurações. Por exemplo, se você estiver recebendo anúncios relacionados a equipamentos de acampamento e sacos de dormir, o Android pode ter presumido, com base em seus aplicativos baixados e atividade no aplicativo, que você está interessado no tópico “Ao Ar Livre”, que pode ser encontrado nesta visualização. Os usuários podem bloquear tópicos nos quais não desejam ser direcionados e optar por sair ou voltar a participar da versão beta a qualquer momento.


[i] https://blog.google/products/android/the-privacy-sandbox-beta-is-coming-to-android/

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