Problema: Depois de atualização de versão Ubuntu (11.04 para 11.10) não inicia em modo gráfico

Nesta semana fiz a atualização do meu sistema operacional e aconteceu um grande problema que vou compartilhar com todos agora. Estava utilizando a versão 11.04 da distribuição Ubuntu e resolvi atualizá-la para versão corrente, a 11.10. O processo de atualização aparentemente foi concluído com sucesso. Entretanto, quando foi solicitado a reinicialização tive um grande problema. A principio o problema ocorria com o módulo de gerenciamento de rede (network-manager), pois era exibido uma mensagem informando que não foi possível concluir a configuração de rede. Verificando os logs foi possível verificar a mensagem:

failed to open connection to “system” message bus: Failed to connect to socket /var/run/dbus/system_bus_socket: Connection refused

Depois de penar um pouquinho consegui resolver o problema e neste sentido vou compartilhar a solução que no meu caso fez o sistema retornar ao normal.
1) Entre no modo Shell (interpretador de comando) pressionando as teclas simultâneamente Ctrl+Alt+F1. Logue com seu usuário e logo após entre no modo superusuário (com prerrogativas administrativas), por meio do comando sudo su, e digite novamente sua senha quando o for solicitado.( note que no seu terminal o caracter # estará presente).

2) O próximo passo é chegar até o diretório que está com problema:

cd /var/run/dbus/

execute o comando ls, será exibido os dois arquivos abaixo, o pid e o system_bus_socket:

[email protected]:/var/run/dbus# ls
pid system_bus_socket

3) Apague os dois arquivos, o primeiro arquivo pode ser apagado por meio do comando:
[email protected]:/var/run/dbus# rm pid

e depois o segundo arquivo por meio do comando:

[email protected]:/var/run/dbus# rm system_bus_socket

4) Reinicie o sistema por meio do comando reboot.

Pronto, quando o sistema reiniciar o mesmo entrará na tela de login….

Espero que este procedimento ajude você a resolver o problema no seu sistema…

RSS
Follow by Email